domingo, 24 de julho de 2016

RESENHA: EU SEI O QUE VOCÊS FIZERAM NO VERÃO PASSADO

SINOPSE: Após uma festa, Julie, Helen Ray e Barry se envolvem em um acidente que termina com a morte de uma criança de dez anos. Com medo das conseqüências, os quatro jovens fazem um pacto: não contar a ninguém o que aconteceu naquela noite. Agora, um ano depois, quando Julie recebe a carta de aceitação da Universidade Smith, recebe também outro envelope, e o conteúdo se revela perturbador. Alguém sabe o que eles fizeram no verão passado. Um a um, eles começam a receber pequenos lembretes daquela noite fatídica: Helen, um anúncio de revista com uma criança andando de bicicleta, e Ray, recortes de jornal da época do acidente.


Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado é um título bem conhecido pelo pessoal que viveu no final da década de 90. O filme baseado no livro foi lançado na época do ápice dos filmes Pânico e Lenda Urbana. Confesso que amo esses tipos de filmes, Eu sei o que vocês fizeram no verão passado é um dos meus preferidos e até hoje não superei a morte da Helen e sua perseguição é uma das melhores que já vi em filmes assim! Nem sabia que ele era baseado em um livro, quando descobri comprei o livro imediatamente.

O livro de título homônimo foi escrito em 1973, mas só chegou ao Brasil no final do ano passado pela Benvirá, do grupo Saraiva. Talvez esse seja um dos motivos pelos quais muitos fãs brasileiros do filme sequer sabiam da existência do livro. Lois Duncan, a autora, já escreveu mais de 40 livros e boa parte deles são suspenses voltados para o público adolescente e jovem adulto. Além da obra de Duncan, o filme é inspirado na lenda do Homem Gancho, o que imprimiu mais terror à trama, já que tal figura é ausente no livro.

Lois Arquette, nome verdadeiro de Lois Duncan, teve sua vida mudada completamente em 1989, quando sua filha Kaitlyn foi assassinada por um tiro. Sem encontrar um culpado para a morte de sua filha, Lois passa anos de sua vida em investigações para encontrar uma reposta, chegando a publicar posteriormente o livro Who Killed My Daughter? Mais de vinte anos depois de escrito, o livro foi adaptado para o cinema em 1997. 

Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado tornou-se um ícone da cultura pop. O filme trazia no elenco principal Ryan Phillippe (Barry Cox), Freddie Prinze Jr. (Ray Bronson), Sarah Michelle Gellar (Helen Shivers) e Jennifer Love Hewitt (Julie James). O filme fez tanto sucesso que ganhou duas sequências próprias, Eu ainda sei o que vocês fizeram no verão passado (1998) e Eu sempre vou saber o que vocês fizeram no verão passado (2006). O segundo era uma continuação do primeiro, mas o terceiro trazia um roteiro totalmente novo e foi um fiasco, o serial killer até poderes tinha!


Apesar da nostalgia que ler o livro e rever os personagens, o filme ainda é melhor do que o livro para aqueles que gostam do estilo slasher, mas o livro não deixa nem um pouco a desejar, com um baita suspense que te prende do início ao fim para saber quem é o cara que está perseguindo nossos quatros amigos. O livro não tem mortes, apenas um atentado e um quase enforcamento. O perfil dos personagens e suas histórias também são diferentes, principalmente Julie e Helen. O killer é uma aquele personagem que no começo desconfiamos, mas depois passamos a confiar e acreditar que não seja ele e aí vem a surpresa no final e as revelações dos seus motivos e tudo faz sentido! Enfim, super recomendo o livro,  eu devorei em dois dias as pouco mais de 200 páginas!

Título: Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado
Título Original: I Know What You Did Last Summer
Autor(a): Lois Duncan
Editora: Benvirá
Tradução: Pedro Sette-Câmara
Edição: 2014 (1ª)
Ano da obra / Copyright: 1978
Páginas: 222








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: