segunda-feira, 15 de agosto de 2016

ENTREVISTA COM ALÉXIA MACÊDO, AUTORA DE JUST A YEAR

SINOPSE: Rebeca mora em São Paulo e está no último ano do ensino médio. Tudo que ela quer é apenas aproveitar esse último ano com sua melhor amiga e se formar logo. Mas o que ela não espera é que seu pai, com quem mantem uma relação conturbada há anos, lhe obrigue a morar com ele e sua nova namorada, completamente desconhecida, no Rio de Janeiro. De um ano tranquilo e sem muitas emoções a vida de Becky dá uma grande reviravolta e ela passa a descobrir que nem sempre as mudanças são tão ruins quanto imaginamos. E que o amor pode aparecer a qualquer hora. 


Como surgiu a ideia de escrever "Just a Year"? Just a Year é um projeto bem antigo, na verdade. Eu não me lembro como surgiu a ideia, mas ela foi se aperfeiçoando bastante ao longo dos anos até que eu conheci o Wattpad e finalmente tive coragem de começar a escrever e mostrar para os outros. 


Quanto tempo demorou para a história ficar pronta? Demorou um tempinho, no começo era rápido, fazia capítulos curtos e então os publicava quase todos os dias, depois foi ficando um maior espaço de tempo entre um capitulo e outro (principalmente porque estava escrevendo em ano de vestibular e não tinha tanto tempo), cronometrando, demorou exatamente um ano para que eu concluísse a história.  

O que o leitor pode esperar de "Just a Year”? Just a Year é um livro de romance, tem muita diversão, personagens intensos e conflitantes, mas tudo com muito bom humor. Eu costumo dizer que é um livro de amor e mudanças. Autoconhecimento também, talvez. 

Qual autor ou autora é seu preferido? Eles de alguma maneira te inspiraram a escrever? Escolher qualquer coisa como preferido para mim é muito difícil, então terei que lista aqui alguns autores que eu amo (e recomendo!): Sarah Dessen, que tem uma escrita leve, divertida, faz as paginas passarem sem que não se perceba; Colleen Hoover, com seus livros cheios de assunto polêmicos e uma leveza na escrita surpreendente; Paula Pimenta; Stephanie Perkins; Marta Medeiros; Yohanna Sanfer. Todas as vezes que eu leio algo delas eu sinto uma enorme vontade de correr para o computador e começar a escrever. O efeito dessas mulheres é incrível! 

Se "Just a Year" pudesse ter uma trilha sonora qual música você escolheria? Curiosa essa pergunta porque eu costumo pensar isso. Em Just a Life (continuação de JAY) eu coloquei em cada capitulo uma música para ir definindo, mas sinceramente? Acho impossível escolher uma música só para uma obra inteira. 


Você segue carreira apenas como escritor ou tem outra profissão? Não sigo carreira de escritora; criar histórias, escrevê-las e compartilhar é um hobby meu. Atualmente eu sou universitária e faço Ciências Sociais na federal do Rio. 

Deixe uma mensagem para nossos leitores: Eu raramente sei o que dizer nesse momento, mas a mensagem que eu sempre quero passar é para as pessoas escreverem. Por que ler uma história e compartilhar daquilo que o personagem vive é algo maravilhoso, mas criar algo completamente novo é ainda mais incrível. Acho que todos deveriam tentar fazer isso, por diversão. Escrever é dar vida à imaginação. 

Aléxia Macêdo tem 17 anos e é de Nova Iguaçu - RJ.

PARA LER "JUST A YEAR" CLIQUE AQUI!



2 comentários:

  1. Ebaaa, obrigada pela oportunidade de divulgar meu trabalho <3 Adorei participar, muito sucesso para seu blog ☺

    ResponderExcluir
  2. Nós que agradecemos pela entrevista e desejamos todo o sucesso do mundo para Just a Year!!!

    ResponderExcluir

Comente com o Facebook: