terça-feira, 23 de agosto de 2016

ENTREVISTA COM DENIS PESSOA, AUTOR DE LUÍSA

SINOPSE: Todo mundo tem aquele momento na vida que define o antes e o depois. Esse é o meu.


Como surgiu a ideia de escrever o livro "Luísa"? Bem, como todas as ideias que tenho para histórias, essa surgiu de um papo informal que tive com um amigo em 2009. Não posso falar muito dessa conversa porque se não entrego spoilers, mas foi de uma simples história a respeito de outras pessoas que surgiu o conflito principal do romance. As demais características da história, tiro, em geral, da minha própria vivência, e das relações que tive com todas as pessoas que já passaram pela minha vida.

Quanto tempo demorou para a história ficar pronta? Ainda não está pronta, mas posso dizer que já escrevi metade dela. Como comecei o processo de escrita em Fevereiro desse ano, posso dizer que acredito que escrevi bem rápido. Fiz uma pausa de alguns meses por estar incerto a respeito dos rumos da história, mas agora me sinto seguro para continuar. Se tudo der certo, e sair como planejado, espero concluir "Luísa" ainda em 2016.

O que o leitor pode esperar de "Luísa"? O leitor vai ter a oportunidade de conhecer a Luísa, do título, uma garota de 23 anos, cheia de sonhos e projetos, que são interrompidos por conta de uma surpresa inesperada em sua vida. Luísa é uma personagem carismática, forte, interessante, e bem humana, com qualidades e defeitos. Já a história, tem de tudo um pouco: drama, romance, humor... Escrevo com muito carinho, e procuro tratar todos os temas abordados com bastante leveza, respeito e sensibilidade.

Qual autor ou autora é seu preferido? Eles de alguma maneira te inspiram a escrever? Nossa, os autores são muitos! rs. Mas vou me limitar a dois. Acho que, em primeiro lugar, o grande novelista e escritor, Manoel Carlos, autor de minhas telenovelas favoritas. Ele é uma escola para mim, e aprendo com tudo o que ele faz de melhor, e tudo que não concordo em relação a sua escrita. Sua paixão e maestria em contar histórias voltadas ao universo feminino e a personagens femininas fortes e humanas foi uma forte influência para que eu criasse o meu próprio, que embora considere bem diferente do dele, ao mesmo tempo, bebe muito de sua fonte. Já autora, cito a escritora irlandesa Marian Keyes, autora de famosos e inesquecíveis chick-lits. Ela é sensível, engraçada, escreve deliciosamente bem, e também conta histórias sobre mulheres maravilhosas e inesquecíveis. Ela também me "emprestou" muito com sua obra, especialmente por seu domínio em contar histórias duras e difíceis com leveza, delicadeza, e até mesmo humor.

Se "Luísa" pudesse ter uma trilha sonora, qual música você escolheria? Na verdade, "Luísa" meio que tem uma trilha sonora, rs. Cito muitas músicas conhecidas ao longo da história, e muitas fazem parte do gosto particular da personagem, que não necessariamente condiz com o que costumo ouvir no dia-a-dia. Nessa história, preferi dar destaque a músicas de artistas negros, tanto nacionais como internacionais, e cito diversos: Criolo, Liniker, Valesca, Ludmilla, Seu Jorge, Karol Conká, Beyoncé, etc. Mas posso dizer que a cantora favorita da Luísa é Vanessa da Mata, e uma das músicas mais importantes do momento que vive nessa história é "Ainda Bem".
Você segue carreira como escritor ou tem outra profissão? Já fiz de tudo um pouco, não tenho formação acadêmica. Já trabalhei em call center, pet shop, casa de repouso, escritório, enfim. No momento, me dedico a dar seguimento à realização do sonho e projeto de ser um escritor, um contador de histórias profissional. Luísa é um livro que quero publicar com direito a todas as etapas da publicação de uma obra para o mercado. 

Deixe uma mensagem para nossos leitores: Oi, pessoal! Em primeiro lugar, agradeço muito pelo espaço cedido pelo blog e a todos que leram essa entrevista. Gostaria de pedir que confiram a história "Luísa". Embora ainda não esteja pronta, posso dizer que vocês não terão que esperar muito para ler até o final, e acredito que vocês irão se divertir e se emocionar com a leitura. É uma história que escrevo com muito carinho, e se vocês quiserem ler, criticar ou sugerir algo, vou ficar muito grato. É meu primeiro romance, ainda me sinto inseguro em alguns aspectos, e quaisquer apontamentos, sugestões de melhoria ou elogios serão super bem vindos, rs. Estou postando a história tanto no Wattpad quanto no Nyah! Fanfiction. No Wattpad ela está mais adiantada, porém, quem preferir ler no Nyah, estou postando um capítulo por dia, até onde eu escrevi. Enfim, era isso, qualquer coisa, fiquem a vontade para me contatar em qualquer uma das minhas redes sociais! Um beijo e boa semana a todos!

Denis Pessoa tem 29 anos e é de Jundiaí - SP.

PARA LER "LUÍSA" NO NYAH CLIQUE AQUI!
PARA LER "LUÍSA" NO WATTPAD CLIQUE AQUI!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: