quarta-feira, 24 de agosto de 2016

ENTREVISTA COM EMANUEL MORAES, AUTOR DE PERFEITAS MENTIRAS

SINOPSE: O que você faria se descobrisse que a sua vida sempre foi uma grande mentira? Depois de passar um ano fora do país, Bernardo Belinazzo, o queridinho da sociedade, está de volta a Curitiba e para a vida que ele foi forçado a deixar para trás. Como encarar uma vida que teoricamente não é mais sua? Como seguir em frente depois do que aconteceu? Mas Fernanda Alcântara, a garota perfeita, estava esperando a volta do melhor amigo, só não tinha certeza de quem ele havia se tornado, afinal, todos eles mudaram depois daquela noite. O Menino de Ouro. A solitária. O eterno sedutor. A garota problema. Todos mantinham as máscaras que foram obrigados a usarem desde que nasceram, mas por trás delas, não existiam mais os jovens que acreditavam ser invencíveis. Seis vidas que cresceram em um mundo onde sorrir no momento certo pode definir toda sua vida. Amores, intrigas, amizades, inveja e redenção. A jornada para se libertar de algo que lhe foi imposto nunca é fácil. Você tem que ter certeza de suas escolhas. Você tem que ter certeza de quer sair. Você tem que ter certeza do que quer viver. Pois não dá para fugir, e você pode descobrir que não é forte o bastante para encarar. Você vai tem que aprender a jogar. No final de tudo, as suas melhores amigas, são as Perfeitas Mentiras de que tanto quer se livrar.


Como surgiu a ideia de escrever “Perfeitas Mentiras”? PM é baseado na minha vida e dos meus amigos próximos, escrever essa série foi um exercício psicológico para a minha vida. A ideia de começar esse projeto veio da necessidade de entender muita coisa que estava acontecendo comigo e com as pessoas que estavam em volta de mim, estava dentro de um turbilhão de acontecimentos e eu precisava de alguma forma ter uma visão melhor de tudo. Então coloquei no papel e acabou virando livros. Mesmo sendo baseado em minha vida e dos meus amigos, não é um livro onde você encontrará totalmente o que me aconteceu, mudei muita coisa, adicionei situações, transferi emoções, algumas vezes imaginei - E se tivesse acontecido tal coisa? - Então ficou um drama – romance bem completo.

Quanto tempo demorou para a história ficar pronta? A série tem 4 livros, lancei um até agora, e para escrevê-los demorei um ano cada um. Isso com muito tempo de sobra. Hoje em dia acho que não conseguiria escrever um livro por ano com a vida que tenho.

O que o leitor pode esperar de “Perfeitas Mentiras”? PM fala de um mundo onde desde o nascimento, as pessoas possuem destinos traçados pelos seus patriarcas, vivendo em um mundo onde sorrir da maneira correta e na hora certa pode definir quem você é. E isso não é uma opção.  As pessoas podem pensar que é mais um livro sobre riquinhos desgovernados, mas é muito mais, é um trabalho psicológico detalhado em cada personagem. Tive que estudar muito para fazer a construção de cada um deles e encaixá-los na vida um do outro. A vida deles é um efeito dominó gigantesco. Temos 6 jovens que depois de um trágico acontecimento, abriram os olhos para as vidas perfeitas que achavam ter e começam a lutar contra isso, começam a querer tomar as suas próprias decisões e parar de viver as perfeitas mentiras. Mas eles precisam ter certeza disso, pois uma vez fora do jogo, nunca mais pode voltar. Precisam ter a certeza se vivem ou são essas perfeitas mentiras. É um livro para Jovens Adultos, então tem sexo, drogas, abuso em vários sentidos, são temáticas bem fortes e utilizadas estrategicamente em cada um dos personagens e na forma que eles estão lidando para fugir do seu passado, se libertar do que os prende e buscar entender quem eles realmente são. A forma de escrita é bem simples, pois queria que tivesse essa leveza ao ler, mas você precisa ir além do que eu apenas coloco no papel.

Qual autor ou autora é seu preferido? Eles de alguma maneira te inspiraram a escrever? Olha eu gosto de muitos autores. Mas não possuo predileção. Eu vou lendo o que me agrada no momento em que estou vivendo. Para escrever PM me inspirei em Cecily von Ziegesar, que escreveu a série Gossip Girl. Sara Shepard autora de Pretty Little Liars e The Lying Game, esse ultimo é uma das minhas séries de livros preferidas, ela escreve muito bem. E Ana Godbersen que publicou a ótima série de livros de época, Luxo, que eu sou apaixonado por esse trabalho.

Se Perfeitas Mentiras" pudesse ter uma trilha sonora qual música você escolheria? Radioactive - Imagine Dragons... Um fato bem interessante é que cada capítulo e situação de PM eu escrevi ouvindo uma música, alguns capítulos possuem trechos delas quando achei pertinente colocar.
Você segue carreira apenas como escritor ou tem outra profissão? Sou publicitário também. 

Deixe uma mensagem para nossos leitores: Espero que possam ler Perfeitas Mentiras, dar uma chance para um autor brasileiro que está começando e não só a mim, mas tantos outros que estão tentando esse sonho. A nossa literatura é extraordinária e vale muito a pena.

Emanuel Moraes tem 26 anos e é de Curitiba - PR.



Redes Sociais do Autor
IG E SNAP: @manumatiazi




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: