quinta-feira, 29 de setembro de 2016

ENTREVISTA COM JEFERSSON DE CAMPOS, AUTOR DE BJ133 - A ESPERANÇA

SINOPSE: O ano é 2.125... A fome, a seca, furacões, tornados, assolam o mundo... O sistema político também já não é mais o mesmo... O presidente "mundial" contrata uma equipe de pesquisadores, liderados por uma mulher de 30 anos que insiste em utilizar ideias ultrapassadas da física, seu ajudante é um jovem de 17 anos, que foi condenado por conspirar contra o governo. A ideia é simples, criar em laboratório um buraco de minhoca para transportar a população para outro lugar habitável, porém, nem ao menos os cientistas sabem onde fica esse lugar. No entanto, se isso der certo, apenas algumas pessoas poderão deixar a Terra, alguns trabalhadores braçais e as pessoas com maior sabedoria; o restante, ficaram e morreram lentamente com o planeta. No entanto, algo dá errado e um vórtice é criado, com uma força gravitacional tão forte que começa a sugar tudo o que encontra e enviar para Deus lá sabe onde... Porém, após terem contato com uma pesquisa realizada por um jovem professor brasileiro, descobrem que em uma galáxia muito distante pode haver um lugar parecido com a Terra, assim, tentam transferir a saída do vórtice para esse planeta, porém, o vórtice não comporta todas as pessoas, assim, novamente, muitos terão que ficar. No entanto, ninguém sabe, que o novo planeta já está habitado...


Como surgiu a ideia de escrever “BJ133 – A Esperança”? Meu primeiro livro se chama “A Outra Face do Medo”, será publicado até março de 2017. Durante a escrita desse livro, fiz alguns cursos voltados para a área cientifica, além disso tive contato com obras clássicas da Ficção Cientifica. Após assistir o filme Perdido em Marte, 2012 e Interestrelar, eu pensei em escrever algo, mas estava sem ideia. Até que uma grande amiga, também escritora Bianca Aliester, me procurou para relar um acontecido e disse que daria um livro e sugeriu que eu transforma-se aquela ideia em um livro, assim começou surgir “BJ133”, um livro de Ficção Cientifica Hard, ou seja, o lado cientifico é muito presente na obra, sendo que tudo o que se relata é a principal cientificamente possível e o que não for provado, pode ser provado em um determinado momento. 

Quanto tempo demorou para a história ficar pronta? A história ainda está em fase de construção, a ideia é de que até fevereiro ela já esteja completamente concluída. 

O que o leitor pode esperar de "BJ133 – A Esperança"? O leitor pode esperar uma história com muita ação e intriga. Apesar do Hard Sci-fi e alguns classificarem como uma Literatura de Nicho, todos que quiserem apreciar a leitura poderão se deitar, pois as partes que tratam de ciência são explicadas de modo atrativo. A questão política é abordada levantando diversos assuntos polêmicos e interessantes. A história gira em torno de uma jovem cientista que tem uma tarefa árdua nas mãos: Conduzir um numero de pessoas pré-selecionadas para um outro lugar, pois a Terra está rapidamente entrando em colapso devido a estupidez humana em utilizar seu planeta. No decorrer do livro, um professor brasileiro que moro no nordeste, acaba por realizar uma serie de pesquisas e encontra um possível lugar para a vida da Terra, esse lugar chama-se BJ133, planeta localizado na longínqua Galáxia GN-z11 (Galáxia descoberta em março de 2016). No entanto o que não sabem é que tal planeta se encontra habitado, com uma população com uma inteligência superior a nossa e que se organiza politicamente de um modo que possibilita que as pessoas quase que se governem por conta própria. Em meio a tudo isso, a cientista chamada Aliester precisa criar um buraco de minhoca em laboratório para poder resolver o problema na Terra.

Qual autor ou autora é seu preferido? Eles de alguma maneira te inspiraram a escrever? Meus preferidos são Sidney Sheldon, Stephen King e Erico Veríssimo. Ambos tem seus estilos e particularidades, mas cada um tem algo que faz com que o leitor se prenda ao livro. Sheldon tem uma narrativa envolvente que faz com que o leitor não desgrude do livro. King é na minha opinião um dos melhores escritores de todos os tempos e seus técnicas de construção de personagens e descrição são uma aula para qualquer escritor. O Érico tem uma narrativa muito acelerada, mas sabe o momento certo de tirar o pé e dar um foco mais lento para a narrativa, um exemplo é a Trilogia O Tempo e o Vento, uma das melhores obras da literatura Brasileira. Todos os escritores que gosto me inspiram de alguma maneira, principalmente os do famoso Wattpad.

Se “BJ133- A esperança” pudesse ter uma trilha sonora qual música você escolheria? (Risos), sou bem ruim para música, ouço de vez em quando, então fico meio em cima do muro quando o quesito é trilha sonora para o livro. Mas acho que escolheria a Música do Trailer do filme Independence Day: Resurgence. 
Você segue carreira apenas como escritor ou tem outra profissão?  Quem sabe um dia (risos). Atualmente sou acadêmico do terceiro ano do curso de Direito da FEATI/UNIESP (Ibaiti/PR), Professor de Redação, Escrita Criativa e de Administração de Empresas.

Deixe uma mensagem para nossos leitores: A mensagem que deixo é que você leitores devem ler sempre, sempre e sempre. Hoje todos tem uma vida muito corrida e às vezes não temos tempo para ler, mas temos que arrumar esse tempo. Ler faz bem para o corpo e para a alma; por alguns instantes deixamos o mundo real e relaxamos viajando para lugares distantes e planetas que nunca imaginamos. Aos que escrevem, também digo para lerem bastante, pois o bom escritor é aquele que bom leitor. Ler ajuda a captar estilos e tais estilos vão fazer você a construir o seu próprio jeito de cativar ainda mais leitores.

Jefersson de Campos tem 21 anos e mora em Pinhalão - PR.

PARA LER "BJ133 - A ESPERANÇA" CLIQUE AQUI!

PARA LER "A OUTRA FACE DO MEDO" (QUE POSSUI MAIS DE 10 MIL LEITURAS) OUTRA OBRA DO AUTOR, CLIQUE AQUI!


2 comentários:

  1. sou completamente fã desse cara <3 uma sorte ter me tornado amiga dele e poder fazer parte do seu mundo! Parabens Jeff! Você merece todo o sucesso do mundo

    ResponderExcluir

Comente com o Facebook: