sexta-feira, 21 de outubro de 2016

RESENHA DO LEITOR: SE EU FICAR

SINOPSE: A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais, mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... E o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

"Se Eu Ficar" é um romance adolescente, embora ao mesmo tempo soe muito maduro, pois fala sobre a vida e principalmente as escolhas que devemos fazer para manter nossa própria vida. Gayle Forman, nos mostra que devemos desacelerar e pensar mais no que acontece ao nosso redor e em como estamos aproveitando nosso tempo com as pessoas que amamos e fazem parte do nosso cotidiano.


A história da jovem Mia, linda e sonhadora, como toda garota da sua idade, é muito bonita. Ela pertence a uma família muito carinhosa, seus pais a criaram cercada de carinho e de muita música. Seu pai fazia parte de uma banda de rock anos atrás, quando conheceu sua esposa, mãe de Mia. Sempre foram um casal apaixonado, sendo companheiros fieis há muitos anos. Formaram uma linda família, com Mia de 16 anos e Teddy, caçula de 08 anos, que se da muito bem com a irmã mais velha e é uma criança muito feliz. Eles são uma família feliz, apesar das duas gestações não terem sido planejadas.


Mia, a filha mais velha e adolescente, herdou a paixão por música dos pais. No entanto descobriu que sua paixão não era por rock, mas sim música clássica. Com toda sua dedicação e treino, tornou-se uma jovem violoncelista. Mia tem uma melhor amiga nerd, a Kim. Mia e Kim não são as mais descoladas na escola, deve ser por isso que se deram tão bem, com o passar do tempo, pois os primeiros contatos das duas não tiveram muito sucesso. Como eram muito parecidas, era como se fosse criada uma rixa invisível entre as duas (por outras pessoas e não por elas) e elas acabaram entrando nesse jogo, mas logo foi desfeito e se tornaram melhores amigas pra vida toda.


Em sua pequena vida, Mia divide seu tempo entre a família, a melhor amiga Kim, a escola e seu namorado Adam, um aspirante no meio da música também. Ele toca guitarra e canta em uma banda de punk rock, para alegria de seu pai. A paixão pela musica é algo comum entre esse jovem casal, Adam faz questão de acompanhá-la aos concertos de música clássica e a admira muito por seu talento. A banda de Adam, a Shooting Star está começando a fazer pequenos shows pela cidade, tocando em bares não muito famosos, parecendo mais garagens e porões improvisados, para alegria de Mia, que não está muito animada em segui-lo por estes lugares. No entanto o carinho que tem pelo outro, acaba sobressaindo aos gostos musicais.


Tudo caminha bem e dentro da normalidade na vida de Mia, quando sua família sofre um terrível acidente de carro, a jovem fica entre a vida e a morte, entrando em coma. A partir disso, a luta pela vida depende dela, somente de sua escolha. Pensando em seus futuros projetos como musicista, na família e no seu jovem amor por Adam. Uma tarefa muito difícil para uma menina, como ela irá escolher?


Embora seja um romance dramático a leitura é muito gostosa e integrante. Mia encontra-se em coma, mas uma parte está consciente, contando os fatos de sua vida no presente, passado e seu pensamento no futuro. Toda essa saga pode ser conferida no filme "Se Eu Ficar", que pela bela trilha sonora, é muito emocionante, assim como os jovens personagens. Falaremos na sequência sobre "Para Onde Ela Foi", continuação do "Se Eu Ficar". 
RESENHA ESCRITA POR: GREISI SILVA
28 anos, administradora e artesã nas horas vagas, apaixonada por leitura e artes, não vivo sem música, poesia e cinema. Descobri que viajar é preciso e comer pipoca é fundamental para se ter boas ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: