quarta-feira, 2 de novembro de 2016

ENTREVISTA COM SANDRA TRABUCCO VALENZUELA, AUTORA DE ONCE UPON A TIME: DA LITERATURA PARA A SÉRIE DE TV

SINOPSE: Neste livro, Sandra Trabucco Valenzuela, formada em Letras, escritora e pesquisadora premiada e professora universitária no campo das artes e do audiovisual, busca rastrear a transposição de personagens clássicas dos contos de fada, como Branca de Neve, Príncipe Encantado, o anão Zangado e Rumplestiltskin, para a primeira temporada da série televisiva Once upon a time, produzida pela rede norte-americana ABC, ligada à Disney. Para isso, Sandra lança mão de fundamentação teórica pertinente e variada, tecendo sua reflexão a partir de autores que pensam a pós-modernidade, como Baudrillard, até os que analisam a construção tradicional de narradores e personagens em sua relação com o mito e com os símbolos, como Benjamin e Campbell. A discussão sobre gêneros (oralidade, fantástico, mágico) e sobre a intertextualidade (com o próprio cinema, inclusive) fundamentam seu pensamento, ancorando-o no amplo espectro dos Estudos Comparados de Literatura e evidenciando alguns aspectos contemporâneos da linguagem televisiva e as relações interssemióticas entre literatura e audiovisual.


Como surgiu a ideia de escrever “Onde Upon a Time: Da Literatura para a Série de TV”? É fruto de várias paixões: pelos contos de fadas, pela mitologia, pelo próprio ato de narrar histórias, pela série de TV e pela magia da produção de audiovisuais.

Quanto tempo demorou para o livro ficar pronto? O livro é resultado de meu pós-doutorado em Literatura Comparada, na Universidade de São Paulo. Comecei a pesquisar o tema no 2° semestre de 2013 e terminei de escrever no final de 2015.

O que o leitor pode esperar de “Onde Upon a Time: Da Literatura para a Série de TV”? O livro desvenda mistérios da série, com uma linguagem acessível e agradável: quem é Rumplestiltskin? E a salvadora Emma Swan? De onde vem a poderosa Rainha Má, Regina? Qual a origem da Branca de Neve dos contos? Como Chapeuzinho Vermelho se torna Ruby? Qual a relação entre as séries Lost e Once Upon a Time? O livro trata da 1ª temporada da série, a proposta dos roteiristas, como foram construídas as personagens principais a partir dos contos tradicionais e muitos elementos que tecem o encanto da série.
Você segue carreira apenas como escritora ou tem outra profissão? Além de escritora, sou professora universitária e tradutora de língua espanhola. Leciono na Universidade Anhembi Morumbi desde 1998, nos cursos de Comunicação, em especial, em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, além de cursos de Pós-Graduação. Também dou palestras e cursos livres na Universidade de São Paulo, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. 

Deixe uma mensagem para nossos leitores: Descubra seu talento, todos têm um dom: invista em suas habilidades.

Escritora premiada, a autora Sandra Trabucco Valenzuela é pós-doutora na área de Literatura comparada (literatura e audiovisuais), especialista em Arte, professora universitária e fã de filmes e séries de TV. 

Próximo lançamento: O livro já foi lançado em Florianópolis e em São Paulo. O próximo lançamento será no dia 16 de novembro de 2016, das 19h às 21h, Livraria da Travessa, no Barra Shopping, Rio de Janeiro.

PARA COMPRAR "ONCE UPON A TIME: DA LITERATURA PARA A SÉRIE DE TV" CLIQUE AQUI!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: