segunda-feira, 21 de novembro de 2016

RESENHA DO LEITOR: O ÚLTIMO REINO

SINOPSE: O ÚLTIMO REINO é o primeiro romance de uma série que contará a história de Alfredo, o Grande, e seus descendentes. Aqui, Cornwell reconstrói a saga do monarca que livrou o território britânico da fúria dos vikings. Pelos olhos do órfão Uthred, que aos 9 anos se tornou escravo dos guerreiros no norte, surge uma história de lealdades divididas, amor relutante e heroísmo desesperado. O ÚLTIMO REINO não se resume a cenas de batalhas bem escritas e reviravoltas cheias de ação e suspense. O livro apresenta os elementos que consagraram Cornwell: história e aventura na dose exata. Uma fábula sobre guerra e heroísmo que encanta do início ao fim.


"O destino é inexorável"

Olá Pessoal! Hoje a resenha é sobre o primeiro livro de uma das melhores séries de Bernard Cornwell… O Último Reino! Este livro inicia As Crônicas Saxônicas que contam a vida do menino Osbert, irmão de Uthred, filho de Uthred e neto de outro Uthred e que, após a morte de seu irmão recebe o nome de Uthred já que sua fortaleza chamada Bebbanburg deve sempre ser governada por um Uthred. O primeiro livro foi lançado em 2004 no Reino Unido e em 2006 aqui no Brasil pela Record, com uma bela capa que juntamente dos livros seguintes (até o momento foram lançados 9 no Brasil) formam uma grande imagem.


Uthred é um saxão que mora no norte da Inglaterra (região conhecida como Nortumbria), área que sofre com frequência ataques do povo dinamarquês, atuando na prática chamada viking, que consiste em ataques costeiros e à embarcações. Os ataques até então eram pequenos, até que a chegada de de um grande exército dinamarquês obriga o pai de Uthred a ir para a guerra. Após uma batalha o jovem Uthred é capturado e se torna um refém de um grande lorde Dinamarquês, Ragnar. Dessa forma o jovem garoto antes cristão, começa a ter contato com uma cultura nórdica e ao crescer ele acaba por adquirir os costumes nórdicos também, como manter seu cabelo loiro longo e a barba.


O amor pela cultura dinamarquesa de Uthred é posto em cheque quando ele é obrigado a interagir e obedecer o rei saxão Alfred, após uma emboscada que o obriga a abandonar a casa de Ragnar e fugir de volta para os saxões. Sua vida é dividida entre apoiar seu povo saxão na luta contra os invasores dinamarqueses e se unir a eles na batalha.


Para os que já conhecem os livros do mestre Cornwell sabem que podemos esperar incríveis batalhas sangrentas e personagens muito bem escritos e O Último Reino não é diferente, entretanto a maior estrela desse livro é o próprio protagonista, Uthred é um guerreiro de grande habilidade e sabe disso. E possui um ego e uma língua maiores ainda. Não há limites para os insultos que Uthred pode despejar sobre os seus alvos favoritos: os padres. Uthred não poupa esforços em mostrar as falhas na lógica dos padres e da religião católica de formas muito hilárias.


Após o sucesso dos livros foi criada uma série para TV pelo History Channel, a qual cobre o primeiro e o segundo livros da série na sua primeira temporada e apesar das grandes mudanças no enredo e na aparência dos personagens a série é bastante interessante. O último Reino é um grande livro, com ótimos detalhes históricos, boa trama e é capaz de prender o leitor como um thriller.


"wyrd bið ful aræd"

VITAMINAS:



RESENHA ESCRITA POR: EDUARDO REIS
Carioca, 27 anos, Analista de TI, Bibliófilo desde criança, fã de carteirinha de Cornwell e King. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: