quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

ENTREVISTA COM HENGGO, AUTOR DE AS ÁRVORES MÁGICAS DO SR. PETRUS

SINOPSE: Após esperar por décadas, Petrus encontra um novo dono para cuidar de suas árvores mágicas. O escolhido deve conquistar a amizade do pomar, plantar novas sementes e ganhar o respeito das plantas. Parece uma tarefa interessante, mas um segredo tão antigo quanto o próprio Petrus pode dificultar tudo. Algo contaminou o pomar e ameaça a tranquilidade do lugar; um Mal reside entre as árvores - e o sentimento de vingança corre em seu tronco. Será que Daniel, bisneto de Petrus, é capaz de encarar essa missão? Apenas a coragem de uma criança é suficiente para restaurar a paz?


Como surgiu a ideia de escrever "As Árvores Mágicas do Sr. Petrus”? “As Árvores Mágicas...” surgiu um conto escrito quando eu tinha 10 anos. A base do enredo veio das férias passadas na chácara dos meus avós, no interior, e do contato com a natureza do lugar. Após um bom tempo sem escrever, quando retornei à literatura não tive dúvidas: encontrei a história original e a expandi.   

Quanto tempo demorou para a história ficar pronta? Do processo de “retomada” do conto original, revisões e revisões, leitores beta, até a palavra “Fim”, foram 02 anos.

O que o leitor pode esperar de "As Árvores Mágicas do Sr. Petrus”? Uma história de fantasia bem brasileira, sim, mas, acima de tudo, um enredo muito voltado para o lado familiar; para a importância de preservar certos laços. Além disso, pelo fato do Petrus já ser um octogenário, “As Árvores Mágicas...” toca muito nessa questão da velhice e dos ensinamentos que os mais velhos têm para nos passar.  

Qual autor ou autora é seu preferido? Eles de alguma maneira te inspiraram a escrever? Eu gosto muito do trio Tolkien, Lewis e Rowling, porém, a minha grande inspiração é a Lygia Fagundes Teles. A Lygia consegue traduzir em palavras – e em contos por vezes bem curtos – uma explosão de sentimentos e reflexões que me inspiram. Quando li o denso “Antes do Baile Verde”, aos 15 anos, lembro-me bem de ter parado e pensado: “Ok, é isso o que eu quero tentar passar às pessoas”.

Se "As Árvores Mágicas do Sr. Petrus" pudesse ter uma trilha sonora qual música você escolheria? Sem dúvidas a trilha de “O Mundo dos Pequeninos”, animação do Studio Ghibli, foi essencial para me dar um foco. Quando me via perdido em alguma cena ou achava a “voz” do pequeno Daniel muito “adulta”, era essa trilha que me fazia “espiritualizar” a magia, em especial a música tema “Arriety’s Song”. 
Você segue carreira apenas como escritor ou tem outra profissão? Eu sou jornalista e artista plástico, mas tenho (grandes) pretensões futuras de seguir apenas na carreira literária.

Deixe uma mensagem para nossos leitores: O meu mantra de décadas: “Siga em frente. Cicatrizes nos fortalecem e nada mais são do que marcas de aventura na estrada da vida. Portanto, sigamos!”.

Henggo tem 28 anos e mora em São Luiz - MA.

PARA LER "AS ÁRVORES MÁGICAS DO SR. PETRUS" CLIQUE AQUI! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: