segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

ENTREVISTA COM L. A. MELO, AUTOR DE ANTES QUE O TEMPO ACABE

SINOPSE: Claire Withley, uma eximia nadadora, tem uma vida aparentemente perfeita e está prestes a subir mais um degrau em sua vida profissional quando uma terrível doença cruza o seu caminho. Com a estimativa de oito meses de vida, sem seu namorado e com os laços da família se corroendo, ela terá apenas a companhia de Lisa e Albert Louis “Alo” Watson, um misterioso estudante de psicologia que a conhece por intermédio de duas perguntas: Claire viverá o tempo que lhe resta em forma de grandes aventuras ou abdicará de seus direitos se entregando totalmente para dor? Ela terá que conhecer a si mesma para responder as duas perguntas que lhe assombram, antes que o tempo acabe.


Como surgiu a ideia de escrever “Antes Que o Tempo Acabe”? Eu sempre quis escrever um livro e sempre tentava escrever uma fantasia. Antes de escrever o “Antes Que o Tempo Acabe”, iniciei três livros do Gênero Literatura Fantástica, mas acabei os apagando por não gostar dos caminhos que as histórias estavam levando. Uma amiga escritora me disse para tentar escrever um romance, mas eu tinha certo preconceito com esse gênero por o achar “meloso” demais, até que li alguns livros de autores do gênero YA Contemporâneo (Gayle Forman, John Green, etc) e resolvi que escreveria algo naquele gênero. No começo, alguns amigos pareceram receosos com essa coisa de eu escrever por ser um caminho incerto e tinham medo de eu acabar me iludindo, e foi isso que me fez pensar. “Porque não escrever sobre alguém que sonha em ser artista mais não pode ser?” e foi assim que Claire surgiu e comecei a lapidá-la. Uma exímia nadadora que sonha em sem uma grande pintora, mas que não pode seguir seu sonho por ser impedida pela mãe. Mesmo depois de já ter essa parte pronta em minha cabeça, eu achava que ainda faltava algo e então, em 2014, o ano que comecei o livro, o programa “Esquenta” teve a presença de uma nadadora que sofria da Esclerose Lateral Amiotrófica e depois da entrevista dela, logo pensei “A Claire vai desenvolver essa doença e isso vai obrigá-la a parar de nadar. Todos a sua volta precisarão apoiá-la para lutar contra esse mal e quem sabe, se ela for forte o bastante, conseguirá realizar o seu sonho”.

Quanto tempo demorou para a história ficar pronta? Demorei cerca de cinco meses para escrever “Antes Que o Tempo Acabe”. Ele ficou pronto em Fevereiro de 2015, mas só veio a ser publicado em Agosto de 2016.

O que o leitor pode esperar de “Antes Que o Tempo Acabe”? Em “Antes Que o Tempo Acabe”, o leitor pode esperar uma lição de vida, amor e amizade. No livro, abordo temas como a família, a aceitação de seus limites e a superação de barreiras. O livro trás muita emoção, mas também promete arrancar muitos sorrisos de quem o lê.

Qual autor ou autora é seu preferido? Eles de alguma maneira te inspiraram a escrever? Atualmente tenho vários autores preferidos. Em primeiro lugar sempre será J. K. Rowling devido a sua trajetória que foi tão difícil como a minha tem sido. Gosto muito da escrita do John Green e da Jeniffer Niven e no quesito nacional, sem dúvidas a minha autora preferida é a Camila Deus Dará. Meus autores favoritos me inspiraram muito a escrever. A Camila veio posteriormente porque eu a conheci depois do “Antes Que o Tempo Acabe” estar pronto, mas o restante, cada um com sua escrita, história de vida, e peculiaridade sempre me deram forças mesmo que indiretamente.

Se "Antes Que o Tempo Acabe” pudesse ter uma trilha sonora qual música você escolheria? Se meu livro pudesse ter uma trilha sonora com toda certeza seria uma dessas músicas: “Photograph” do Ed Sheeran ou “Figth Song” da Rachel Platten. “Photograph” por conta da parte romântica do livro onde temos o casal Claire Withley e Alo Watson. Ambos transformam as vidas um do outro de certa maneira e vão se aproximando devagar, mas acabam desenvolvendo um laço muito forte. Assim como na música, ambos tem muito medo de perder um ao outro e sempre esperam encontrar o outro bem e a salvo. E a “Fight Song” por conta dessa coisa da Claire com a doença. Ela quer lutar contra isso e assim como música diz, ela quer mostrar a todos toda a força que ainda possui para lutar.
Você segue carreira apenas como escritor ou tem outra profissão? Escrever para mim é apenas um Hobby. Quero fazer faculdade de Cinema e seguir nessa carreira que é minha segunda paixão.

Deixe uma mensagem para nossos leitores: Bem, espero que todos um dia possam ler o meu livro “Antes Que o Tempo Acabe”, adorarei saber o que acharam dele e saber que Claire conseguiu lhes passar a mensagem mais especial do livro que é aproveitar todo tempo que temos ao lado das coisas e das pessoas que mais amamos.

L. A. Melo tem 17 anos e mora no Rio de Janeiro - RJ.

PARA LER "ANTES QUE O TEMPO ACABE" CLIQUE AQUI!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: