segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

RESENHA DO LEITOR: MISTBORN - O IMPÉRIO FINAL

SINOPSE: O que acontece se o herói da profecia falhar? Descubra em Mistborn! Certa vez, um herói apareceu para salvar o mundo. Um jovem com uma herança misteriosa, que desafiou corajosamente a escuridão que sufocava a Terra. Ele falhou... Desde então, há mil anos, o mundo é um deserto de cinzas e brumas, governado por um imperador imortal conhecido como Senhor Soberano. Todas as revoltas contra ele falharam miseravelmente. Nessa sociedade onde as pessoas são divididas em nobres e skaa - classe social inferior -, Kelsier, um ladrão bastardo, se torna a única pessoa a sobreviver e escapar da prisão brutal do Senhor Soberano, onde ele descobriu ter os poderes alomânticos de um Nascido da Bruma - uma magia misteriosa e proibida. Agora, Kelsier planeja o seu ataque mais ousado; invadir o centro do palácio para descobrir o segredo do poder do Senhor Soberano e destruí-lo. Para ter sucesso, Kel vai depender também da determinação de uma heroína improvável, uma menina de rua que precisa aprender a confiar em novos amigos e dominar seus poderes.


Longos dias e belas noites pessoal! Hoje vamos falar do primeiro livro da trilogia Mistborn, O Império Final. Escrito por Brandon Sanderson, um dos autores mais renomados na fantasia mundial, foi lançado aqui no Brasil pela Leya em 2014 e acompanha as aventuras de Kelsier um nascido das brumas, definição de um humano com poderes de “puxar” e “empurrar” todos os metais conhecidos, enquanto ele tenta derrubar o Senhor Soberano.


No inicio de sua jornada Kelsier nota Vin, uma menina ladra que está dentro de um bando de ladrões auxiliando seu líder numa tentativa de enganar um representante do governo. Vin não sabe, porém ela mesma possui poderes, e, devido ao fato de não conhecê-los, ela é rastreada por um Inquisidor de Aço, um ser anormal capaz de caçar alomânticos (definição dos humanos com poderes relacionados a qualquer metal). Mesmo sem o conhecimento de Vin, Kelsier salva sua vida.


Uma das coisas mais interessantes nesse universo é o sistema de magia criado por Sanderson. A alomancia é explicada de forma brilhante e o desenvolver dos poderes e o domínio deles pelos personagens é bastante interessante e irá agradar a qualquer leitor de fantasia. Existem limitações e formas de utilizar cada poder de forma específica, todos com seus prós e contras.


Outro fator interessante é a personagem Vin. Uma menina pequena e magrela que acaba se revelando um verdadeiro tanque de guerra com o desenrolar do livro. Sua relação com Kelsier e os outros companheiros também é bastante interessante. Vin é uma menina, apesar de isso não ser um fator limitador, e dela não deixar isso ser uma fraqueza, ela não é a típica menininha dos livros.


O livro possui diversos mistérios que são revelados aos poucos, deixando o leitor cada vez mais curioso, levando-o a devorar o livro em poucos dias apesar do tamanho. Os direitos para um filme baseado no livro estão disponíveis no mercado aguardando interessados.

E lembrem-se: Sempre há outro segredo.

VITAMINAS:



RESENHA ESCRITA POR: EDUARDO REIS

Carioca, 27 anos, Analista de TI, Bibliófilo desde criança, fã de carteirinha de Cornwell e King.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: