sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

RESENHA DO LEITOR: QUEM É VOCÊ, ALASCA?

SINOPSE: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras - e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o 'Grande Talvez'. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez.


Oi meinha gente! "Quem é você, Alasca?" é um romance de John Green, sendo assim, esperaremos um romance juvenil, com muitas descobertas e, principalmente aventuras. Foi o primeiro romance de John, e acredito que tenha agradado aos jovens tanto como o A Culpa é das Estrelas ou Cidades de Papel, mas ainda não rendeu uma adaptação para as telas, não sei exatamente o porquê, pois história tem pra contar. Seria muito bom se tivesse uma adaptação, talvez eu entendesse mais quem é a Alasca, ela existe na minha imaginação, mas eu não a entendo completamente, deve ser por isso pra não entender e apenas amá-la. 


Miles é um garoto jovem que está partindo para o colégio Culver Creek onde seu pai estudou há muitos anos atrás. Miles é um garoto sem muitos amigos na escola atual, tanto que em sua despedida, apenas dois amigos nerds e esquisitos participaram, juntamente com seus pais, que ele tem um bom relacionamento. Miles adora decorar as ultimas frases de personalidades antes de sua morte, ele faz isso através das bibliografias que lê, esse é seu grande vicio e passa tempo do garoto.


Miles segue para o colégio, onde começa a ter enfim, suas primeiras experiências para a sua idade. Na primeira semana no novo colégio, já tem um novo amigo ou seu primeiro amigo, o Coronel, e também faz amizades com outros meninos do colégio. Coronel é um dos alunos mais populares, que sempre inventam alguma artimanha para aprontar no colégio juntamente com Alasca. Na edição que li da Intrínseca, Miles recebe o apelido de Bujão, percebi que em outra edição a tradução foi feita como Gordo (tanto um apelido quanto o outro, na realidade Miles fisicamente é bem diferente disto). 


Alasca é uma menina linda, de olhos grandes e verdes, e também bem mais experiente (na verdade maliciosa) que Miles. O garoto acaba apaixonando logo de cara. No início ele não sabe ao certo se realmente gosta dela, mas todo o ar de mistério da menina o atrai de maneira profunda para sua rotina. Alasca, já sabe dirigir, vende cigarros para os colegas, bebe e quebra muitos protocolos dentro da escola. Ela não se importa em seguir regras. Miles é todo certinho, mas acaba entrando na onda de seus novos colegas e juntamente com Coronel e Alasca, participa de muitas aventuras.


Miles tem um amor “não” correspondido por Alasca, afinal ela namora e não pode ficar com ele, mas ela não diz que não pode ou não quer, e meio que o confunde, pois Alasca mesmo sem querer é uma pessoa sedutora, e leva Miles a fazer todos os seus desejos. E vai se formando a trama. Como disse, não entendo Alasca por completo e quando terminei o livro ainda fiquei sem saber quem é a Alasca realmente. É um livro de fácil leitura, sem muitos ambientes, e os personagens interagem com grande facilidade entre si. Adoro John Green e fiquei muito surpresa com o desfecho da história. É um ótimo livro, mas queria que alguém me ajudasse a entender afinal: Quem é você Alasca?



RESENHA ESCRITA POR: GREISI SILVA
28 anos, administradora e artesã nas horas vagas, apaixonada por leitura e artes, não vivo sem música, poesia e cinema. Descobri que viajar é preciso e comer pipoca é fundamental para se ter boas ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: