segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

RESENHA DO LEITOR: O NOME DO VENTO

SINOPSE: Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão desse fascinante universo criado por Patrick Rothfuss. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kote, um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso. Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano - os lendários demônios que assassinaram sua família no passado. Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade. Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade - notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame. Nesta provocante narrativa, o leitor é transportado para um mundo fantástico, repleto de mitos e seres fabulosos, heróis e vilões, ladrões e trovadores, amor e ódio, paixão e vingança.


Longos dias e belas noites pessoal! A resenha de hoje é sobre O Nome do Vento, o primeiro livro escrito pelo Patrick Rothfuss e lançado aqui pela Arqueiro em 2009. Esse livro se espalhou no mercado internacional como fogo e fez um sucesso estrondoso através simplesmente da indicação de um leitor para o outro. Nossa trama começa acompanhando dentro de uma hospedaria numa cidadezinha no interior, onde Kote, o proprietário, um homem com grandes segredos atende os moradores locais e ouvindo os “causos” contados por eles percebe que existe uma ameaça familiar e decide sair a noite para encarar a situação.


Após lidar com a dita ameaça, Kote encontra um homem e o leva para sua hospedaria ainda desacordado, e cuida dos ferimentos dele. O homem vem a ser um famoso cronista, um homem que viaja coletando histórias de pessoas famosas. E ele sabe que Kote não é quem afirma ser. Kote promete contar sua história durante três dias. Esse primeiro dia é contado ao longo de todo o livro.


E esse é o máximo que é possível contar sobre este livro sem acabar com as surpresas. Essa história é contada de forma brilhante pelo autor, a escolha de palavras e o jogo de palavras são surpreendentes. Eu nunca li um livro igual a este. Existem tantos mistérios dentro dessa história e após a leitura do segundo ainda precisamos aguardar o terceiro livro desesperadamente. O que nós leva a ler ele novamente. E ai vem a surpresa... parece que é um livro que foram acrescentadas novas páginas inteiras! A trama se abre e ao mesmo tempo surgem novos mistérios! O primeiro dia contado por “Kote” cobre sua infância e possui algumas das partes mais tristes de todo o livro. O autor consegue fazer o leitor se apaixonar pelo protagonista mesmo ele não sendo a melhor pessoa, nem mesmo sabemos se ele é o “mocinho” ou o “vilão” de tudo.


Esse livro possui um sistema de magia muito interessante, possui criaturas mágicas e mundos mágicos. Dentro da narrativa do protagonista o próprio conta lendas, mitos e esses têm relações com a trama principal! Esse tipo de coisa levou a muitos fãs a começarem a criar teorias e relacionar cada vez mais pontos tentando descobrir a verdade.

at_the_waystone_inn_by_poisonmilow-d84ri55.gif

Outro ponto incrível deste livro é a música. O protagonista é um músico especial e o modo como os sentimentos são passados através da música é muito muito especial. Um pequeno aviso, esse livro não é rápido. É uma trama lenta e com um passo bem marcado e que leva o leitor a mergulhar cada vez no mundo criado pelo incrível Patrick Rothfuss. As adaptações dos livros para cinema TV e vídeo games já foram vendidas e estão em desenvolvimento com a ajuda do escritor.


RESENHA ESCRITA POR: EDUARDO REIS
Carioca, 27 anos, Analista de TI, Bibliófilo desde criança, fã de carteirinha de Cornwell e King.

VITAMINAS:



LEMBRETE: ESTAMOS FAZENDO UM SORTEIO DO LIVRO DE FANTASIA JONATHAN STRANGE E MR. NORRELL NO BLOG, PARA PARTICIPAR CLIQUE AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: