quarta-feira, 12 de abril de 2017

RESENHA DO LEITOR: A FERA EM MIM - A HISTÓRIA DO PRÍNCIPE DA BELA

SINOPSE: Um príncipe amaldiçoado se isola em seu castelo. Poucos o viram, mas aqueles que conseguiram tal proeza afirmam que seus pelos são exagerados e suas garras são afiadas como as de uma fera! No entanto, o que levou esse príncipe, que já foi encantador e amado por seu povo, a se tornar um monstro tão retraído e amargo? Será que ele conseguirá encontrar o amor verdadeiro e pôr um fim à maldição que lhe foi lançada? Em A Fera em Mim, conheça a história por trás de um dos mais cativantes e populares contos Disney de todos os tempos - A Bela e a Fera!


Ei geeeeeeeeeeeeeente! Como vocês estão? Bem, espero... Quem já assistiu o novo filme da BELA E A FERA? Gente eu vi e amei!! Daí quando cheguei em casa lembrei que há séculos um certo livro estava morrendo na minha estante sem ser lido ainda. Como estava na “pegada” A BELA E A FERA”, resolvi ler então “A FERA EM MIM” #livro2 – Série Vilões”, de Serena Valentino. Devo dizer que A BELA E A FERA é meu clássico Disney predileto, nem preciso falar que Bela é a princesa favorita né?


— Conforme as pétalas forem caindo, os anos irão passar até seu aniversário de 21 anos. Se não tiver encontrado o amor, o verdadeiro amor, dado e retribuído, nesse dia, e o selado com um beijo, então deverá permanecer como a criatura horrorosa que vai se tornar.

Sabe aquele livro que você começa a ler e se pergunta o motivo de não o ter lido antes?  Pois bem, foi isso que me perguntei quando comecei a ler A FERA EM MIM. Primeira coisa que o leitor deve saber sobre A FERA EM MIM é que, o livro se baseia no filme da Disney, e não no conto de fadas original. Sendo assim, os personagens presentes no filme também estão no livro, devo dizer que para entender bem o livro o leitor deve conhecer bem o filme (quem aqui não viu "A Bela e a Fera" pelo menos umas 1000 vezes?).


Outra coisinha deve ser levada em conta é: livro NÃO reconta a história da Bela e a Fera! Bela aparece pouquíssimas vezes na história. O livro não é sobre o romance do casal e sim sobre o antes do romance. Fera é o grande protagonista do livro. Ele é o centro da história, em A FERA EM MIM o leitor pode descobrir como ele foi amaldiçoado, por quem e por que. Logo no primeiro capítulo temos Bela como prisioneira da Fera, por sua vez, Fera está refletindo sobre a sua maldição. A partir desse momento começam os flashbacks. A história e quase toda feita deles.


 “[...] sua cabeça esteva cheia de imagens da bela mulher em seu castelo: Bela, tão corajosa e nobre, disposta a ficar no lugar de seu pai como prisioneira nas masmorras. Que tipo de mulher faria isso: desistir da própria vida assim, sacrificando a liberdade pelo pai?”

O Príncipe-Fera era rodeado por pessoas que o serviam. Vocês devem está se perguntando “O que tem isso de diferente do filme?”, pois tem sim meus caros! O príncipe não era um cara prepotente e tão arrogante assim. Ele tinha até um melhor amigo (fiquei de cara com isso!!). Outras coisas sobre a vida de Adam (no livro não fala o nome dele, ele apenas é chamado de “príncipe”) antes da maldição são apresentadas ao leitor. Até chegar ao momento da maldição, é aí que a história começa de verdade e é completamente diferente da história do filme. Mas se você “tá” pensando que essa pessoa que lhe escreve aqui vai contar qual é essa diferença, você está muito errado! Se no filme sua mudança de aparência é imediata, no livro temos isso acontecendo aos poucos, não só a maldição no Príncipe, mas em seus empregados também. Ele até tentou reverter a maldição... Só que não rolou né gente! Isso já sabemos, afinal TODOS vimos o filme! Boa parte do enredo é mostrando como o Príncipe tentou reverter essa terrível maldição.


Quem já me conhece sabe que eu gosto mais de livros narrados em 1ª pessoa. Porém, A Fera em Mim é narrado em 3ª pessoa e devo falar, ISSO NÃO ATRAPALHOU EM NADA! A autora possui uma escrita envolvente, que faz com que o leitor sinta e viva as emoções do livro. Sua história é basicamente centrada em uma vingança na qual Fera foi o foco. Ainda pode-se observar como o Príncipe reagiu a tudo isso. E claro, tudo o que aconteceu antes da Fera conhecer Bela. Se você assim como eu sabe de cor todas as cenas do filme e as músicas, de cara irá reconhecer algumas cenas do filme narradas no livro. Só não se anime muito, pois essas cenas são narradas sem muitos detalhes. Afinal, o foco é a FERA, NÃO ESQUEÇAM DISSO! Ah, já contei que o livro faz referências a outros contos? Não? Pois faz!! ADOREI ISSO!


“[...] E seu amigo que deu uma festa assim? Não foi bem-sucedido depois do acontecimento do sapatinho de cristal ser solucionado”

Gostei do enredo no geral, mesmo sentindo falta de mais cenas que expliquem como o sentimento da Fera pela Bela foi surgindo. Com cenas e diálogos bem feitos o livro me cativou.


Mesmo com esses pequenos detalhes, o livro é bom, com uma leitura leve e rápida. Os fãs de A “Bela e a Fera" com certeza irão gostar de saber mais sobre o Príncipe-Fera.


Vou me despedindo por aqui, mas antes vou deixar para vocês uma das partes mais lindas do filme!
Beijoos, até a próxima! 


VITAMINAS:




RESENHA ESCRITA POR: RENARA CABRAL PEREIRA PAVEZ
24 anos, capixaba e casada. Formada em pedagogia. Amo ler e dar aula. A leitura me faz viajar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: