segunda-feira, 29 de maio de 2017

MATÉRIA ESPECIAL: FILMES QUE SÃO BASEADOS EM LIVROS E VOCÊ NÃO SABIA

Fala galera! Quem gosta de ler corre para os cinemas quando um best-seller é adaptado por Hollywood. Da mesma forma, muitas pessoas que não sabiam da existência de um determinado livro, corre para as livrarias depois de ver alguma produção cinematográfica. Mas, nem sempre sabemos dessa troca entre livros e filmes, por isso preparamos uma listinha de filmes que são baseados em livros e que você provavelmente não sabia!
Legalmente Loira

“Legalmente Loira” foi baseado no livro de mesmo nome da autora Amanda Brown que estudou direito na Stanford Law School onde passava seu tempo lendo cópias da revista Elle e escrevendo cartas para sua família detalhando os colegas de turma com quem ela não se relacionava, por isso a decisão de dar este nome para a personagem. Na história original, a faculdade frequentada pela personagem foi a Stanford Law School na Califórnia, mas a universidade não liberou os direitos para o uso de seu nome, sendo assim a escolha da Harvard, que permitiu mas com um porem, baniu qualquer filmagem comercial. Mesmo assim, a maioria das resenhas que li também diz que esse é um dos raros casos em que o filme é melhor que o livro. Como ele não foi publicado aqui no Brasil, a dúvida fica no ar.



Ela É O Cara



O livro recebe um nome diferente do filme: Noite de Reis. Uma obra de Shakespeare, onde o duque Orsino está apaixonado por Lady Olívia, que não o ama. Uma jovem mulher, Viola, chega a Illrya levada pelo mar após um naufrágio. Ela tem um irmão gêmeo idêntico, Sebastian, o qual ela acredita que morreu afogado no naufrágio. Viola se disfarça de homem, muda seu nome para Cesário, e encontra trabalho como mensageiro de Orsino. O trabalho de Viola é mandar mensagens de amor de Orsino para Lady Olívia. Olívia se apaixona por Viola (Cesário), achando que ela é um homem. Viola se apaixona por Orsino, mas não pode revelar seu amor por ele, pois Orsino acha que ela é Cesário, um homem. Assim um triângulo amoroso é formado. No filme, Viola é um das melhores jogadoras do time de futebol  feminino que não se conforma por não poder mais jogar, pois o time foi extinto do seu colégio, então ela vê como sua única chance de continuar jogando é assumir a vaga do seu irmão gêmeo no time da faculdade Tudo ia dando certo até a ex-namorada do seu irmão aparecer e Viola se apaixonar por seu colega de quarto.


Jumanji


'Jumanji' é um clássico que marcou gerações, seja em livro ou na adaptação para o cinema, de 1995. Para se distrair enquanto os pais estão na ópera, os irmãos Peter e Judy decidem brincar no parque, onde se deparam com um jogo misterioso que contém o aviso: “Leia as instruções com muita atenção”. Ao rolar os dados tem início uma fantástica aventura, com macacos, leão e até uma pessoa saindo de dentro do tabuleiro. Os irmãos Peter e Judy precisam chegar à cidade dourada de Jumanji para terminar a partida e conseguir reverter os estragos antes que seus pais voltem para casa.Um novo Jumanji está sendo preparado para os cinemas, com Kevin Hart, Jack Black e Dwayne Johnson no elenco. Para a surpresa geral, o filme será uma continuação da história de 1995, ao invés de uma refilmagem, como estava sendo tratado até agora.


As Patricinhas de Beverly Hills



Bem, o filme conta a história de Cher, uma garota rica e mimada que vive sua vida alienadamente, sobrevivendo de comprar em shoppings e conversas no telefone. Cher é venerada por todos a não ser por Josh, enteado de seu pai e o único que tem coragem para critica-la. Já no livro Cher na verdade é Emma - personagem título do livro de Jane Austen - uma garota de família rica e só existe uma grande diferença entre as duas... Logo no primeiro capítulo de Emma, ela é descrita como "Bela, rica e inteligente" e convenhamos que em questão de inteligência a Cher deixa um pouquinho a desejar. E o Josh no livro é o Sr. Knightley que também o único capaz de repreender Emma quando ela faz algo errado. Se Cher não que namorar garotos do colégio, Emma tem a ideia de nunca se casar; Se Cher faz uma "caridade" ajudando a Tai, Emma tenta fazer com que Herriet faça parte da sociedade e encontre um bom marido. As semelhanças entre o filme e o livro são infinitas.


A Garota Dinamarquesa



Na realidade essa é uma história real que conta a história  de Lily Elbe, talvez a primeira transexual da história a fazer a cirurgia de redesignação sexual, o romance é escrito por David Ebershoff e foi lançado no Brasil pela Editora Rocco primeiramente em 2002 (capa da esquerda) com o título de "A Moça De Copenhague" e em 2016 foi relançado com a capa e mesmo nome do filme. Filme esse que se inspirou na obra e que conta no elenco com o vencedor do Oscar de melhor ator em 2015 Eddie Redmayne e Alicia Vikander vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante em 2016.
O Curioso Caso de Benjamin Button





O Curioso Caso de Benjamin Button, vencedor de três Oscars em 2009 e aclamado pela crítica e pelo público à época, é um ótimo exemplo. Pouca gente sabe, mas o longa é uma adaptação do conto de mesmo nome do autor Scott Fitzgerald, o mesmo que nos presenteou com O Grande Gatsby. Este conto foi escrito em 1921 e publicado em uma coletânea com outras histórias do autor.










Zodíaco





O filme é baseado em uma série de assassinatos que ocorreram em São Francisco, no final de 1960 e começo de 1970. O assassino enviava cartas codificadas e textos que ele escrevia para o jornal The San Franscico Chronicle e exigia que os publicassem. Robert Graysmith, autor do livro, trabalhava de cartunista no Chronicle na época dos assassinatos e estudou de perto todos os casos. A adaptação para os cinemas aconteceu em 2007. “Zodíaco” foi publicado no Brasil pela Novo Conceito.


Um comentário:

Comente com o Facebook: