quinta-feira, 19 de abril de 2018

RESENHA DO LEITOR: TODOS OS NOMES

SINOPSE: O romance Todos os Nomes, de José Saramago, conta a história do Sr. José, homem de meia-idade, metódico, que vive sozinho em uma casa ao lado da Conservatória Geral do Registo Civil, onde trabalha. Como auxiliar de escrita, seu trabalho é registrar o nome de todas as pessoas que nascem e morrem. Com isso o protagonista adquire um hobby: colecionar recortes com informações sobre pessoas famosas que morrem. Certo dia, um fato muda sua rotina: chega às suas mãos a ficha de uma mulher não famosa, e o protagonista se interessa em saber de que ela havia morrido. O leitor irá acompanhar o Sr. José em sua obcecada investigação.


Impressões Pessoais: Olá, leitores! Trouxe para vocês mais um clássico e desta vez foi da literatura portuguesa contemporânea. Vale ressaltar que José Saramago é o mais importante escritor da literatura portuguesa. Ele tem obras maravilhosas, como: Ensaio sobre a cegueira, Intermitências da morte, O ano da morte de Ricardo Reis, e inúmeras outras obras nos mais diversos gêneros literários. José Saramago tem uma escrita peculiar e muito interessante. Em seus textos, você notará que há uma grande subversão no uso de sinais de pontuação. Ele utiliza apenas a vírgula e o ponto; sem travessões ou aspas e com um pouco de verbos dicendi (como perguntou, respondeu, etc.), as vozes das personagens se misturam à voz do narrador. Os parágrafos costumam ser longos ou curtos, seguindo uma lógica interna. Assim temos uma escrita diferente, que se aproxima mais da oralidade e que exige um leitor atento. No geral, Saramago parte de premissas absurdas para construir suas obras fictícias. Mas, são obras de conteúdos reflexivos, filosóficos e carregados de críticas em relação aos comportamentos sociais e que, muitas vezes, criam atmosferas surrealistas. Caro leitor, não se engane o estilo de escrita, a profundeza psicológica dos personagens de José Saramago e a construção das suas narrativas fluem, no momento, da leitura de uma impressionante.


E no romance Todos os Nomes, como mencionado na sinopse, o leitor acompanhará o Sr. José - única personagem que tem nome em toda a obra -, que é solitário e muito metódico, mas um funcionário exemplar que tem uma função subalterna e burocrática que é auxiliar de escrita. Ou seja, seu trabalho é registrar o nome de todas as pessoas que nascem e morrem, bem como as datas de nascimento e morte delas. Com o hábito de colecionar recortes com informações sobre pessoas famosas, chega às suas mãos a ficha de uma mulher não famosa. Ele parte em uma verdadeira investigação sobre ela, chegando a usar documentos falsos em nome da Conservatória para entrevistar parentes dela. O Sr. José não imagina que à medida que ele recolher informações sobre a mulher ele terá uma grande surpresa. Que eu não revelarei para que vocês descubram. Saibam que essa é uma obra vale muito a pena ser conhecida por tratar de questões, como: vida, morte, suicídio, honestidade, felicidade, pela busca do desconhecido e pela realização de sonhos pessoais.


Sobre o autor: José Saramago (1922-2010) nasceu em Golegã, uma pequena cidade de Portugal. Quando jovem, não pôde cursar a universidade por falta de recursos. Além de tornar-se escritor, exerceu diversas profissões, como mecânico, desenhista técnico, funcionário público e jornalista. Em 1995, ganhou o Prêmio Camões e em 1998, o Nobel de Literatura. Tornou-se o mais conhecido escritor de língua portuguesa em todo o mundo. Entre os gêneros que cultivou estão o romance, o teatro, o conto e a poesia. Ele faleceu no ano de 2010, nos deixando um rico acervo de produções literárias.

VITAMINAS:


RESENHA ESCRITA POR: Felipe Maranhão

22 anos. Graduando do 6° período de Letras, da Universidade Federal do Tocantins. Pesquisador em Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com ênfase em bilinguismo Krahô. E amante da literatura universal.

Um comentário:

  1. Uau, resenha muito boa!
    O livro parece bom. Já o coloquei na minha lista de futuras leituras. Parabéns! 😚

    ResponderExcluir

Comente com o Facebook: