quarta-feira, 6 de junho de 2018

RESENHA DO LEITOR: ORGULHO E PRECONCEITO


SINOPSE: Orgulho e preconceito é o livro mais famoso de Jane Austen e possui uma série de personagens inesquecíveis e um enredo memorável. Austen nos apresenta Elizabeth Bennet como heroína irresistível e seu pretendente aristocrático, o sr. Darcy. Nesse livro, aspectos diferentes são abordados: orgulho encontra preconceito, ascendência social confronta desprezo social, equívocos e julgamentos antecipados conduzem alguns personagens ao sofrimento e ao escândalo. O livro pode ser considerado a obra-prima da escritora, que equilibra comédia com seriedade, observação meticulosa das atitudes humanas e sua ironia refinada.


Ei gente! Como vocês estão? Espero que bem! Hoje vamos conversar sobre um clássico da literatura. Siiim! Vamos falar da diva Jane Austen e sua obra Orgulho e Preconceito. Fiz a releitura do livro durante a leitura compartilhada promovida pelo pessoal do Clube do Farol - http://www.clubedofarol.com/ - Bom, vamos lá?


"O orgulho é um defeito muito comum. Por tudo que já eu li, tenho certeza de que é muitíssimo comum mesmo; a natureza humana tem uma inclinação especial para esse defeito, e muitos poucos dentre nós não nutrem um sentimento de complacência para consigo mesmos, sob pretexto de uma outra qualidade, real ou imaginária. Vaidade e orgulho são coisas diferentes, embora sejam palavras usadas muitas vezes como sinônimos. A pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa. O orgulho está mais ligado à opinião que temos de nós mesmos, e a vaidade ao que os outros pensam de nós." (p.30)


Em Orgulho e Preconceito, vamos conhecer Elizabeth Bennet (Lizzy), ela mora em Longbourn com seus pais e suas quatro irmãs. Durante toda a leitura o leitor pode conhecer os costumes da época. Se eu tivesse nascido na época de Lizzy, com toda certeza seria como ela. Ela é inteligente, bem humorada, e principalmente ela é sincera. Mesmo sabendo que a única maneira de garantir um bom futuro, ela não sai por aí se jogando para qualquer carinha, ela não quer um relacionamento que não a fará feliz amorosamente.


E Mr. Darcy? Ele é um homem que no começo desperta o quê? Pouca simpatia!! Maaaaaas, aos poucos ele vai mostrando que possui sim boas qualidades e é dono de um caráter magnífico. Tais fatos vão sendo construídos no decorrer do livro, de maneira que fica impossível não gostar dele no final do livro.


Tá Renara, e como eles se conhecem? Vou contar agora! Durante uma das festas promovidas por uma das Darcy e seu amigo Bingley que eles conhecem as irmãs Bennets. Bingley logo se vê interessado pela irmã Bennet mais velha – Jane. Lembra que falei que no começo do livro Mr. Darcy era meio antipático? Pois ele era. Sabe que ele fez? Falou que não só as irmãs logo descarta, não só Bennets como todas as outras, não mereciam uma segunda olhada. Com isso, Lizzy fica como? Com raiva dele, claro! Acreditando que ele é a pessoa mais orgulhosa que ela já conheceu.


Porém, Bingley e Jane ficam cada vez mais próximos fazendo que Darcy e Elizabeth tenham que conviver, mesmo que com opiniões tão diferentes um do outro. Com a convivência, Darcy passa a enxergar Lizzy de maneira mais agradável, e Lizzy passa a enxergar Darcy de maneira mais tolerável. Quando Bingley deixa Netherfield Park para voltar à cidade, e Jane fica com o coração partido. Claro que Elizabeth fica triste pela irmã, mas ela fica muito feliz por achar que não verá mais Darcy.


Entretanto, Lizzy se vê errada. Pois ela continua a rever Darcy mais do que esperava, até chegar ao ponto que ela deseja vê-lo mais do que pode. Sendo assim, ela percebe que seu julgamento em relação a Darcy está equivocado. E o Mr. Darcy, se pega totalmente apaixonado pela jovem Lizzy. O que posso falar dos personagens? Eles são extremamente encantadores e bem construídos. A maneira como os personagens vão se moldando, mostra toda a genialidade de Jane Austen.


Mesmo sendo uma leitura mais densa, o leitor se envolve facilmente com a história. Outra coisa que ajuda muito é o fato dos capítulos serem bem curtinhos. Duvido que alguém não vá se apaixonar por Lizzy e Darcy. E vocês? Já leram? O que acharam? Compartilhe com a gente! Beijos, Renara.


VITAMINAS:


RESENHA ESCRITA POR: RENARA CABRAL PEREIRA PAVEZ
25 anos, capixaba e casada. Formada em pedagogia. Amo ler e dar aula. A leitura me faz viajar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: