quarta-feira, 4 de julho de 2018

RESENHA DO LEITOR: NO SEU PESCOÇO

SINOPSE: A escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie vem conquistando um público cada vez maior, tanto no Brasil como fora dele. Em 2007, seu romance Meio sol amarelo venceu o National Book Critics Circle Award e o Orange Prize de ficção, mas foi com o romance seguinte, Americanah, que ela atingiu o volume de leitores que a alavancou para o topo das listas de mais vendidos dos Estados Unidos, onde vive atualmente. Ao trabalho de ficcionista, somou-se a expressiva e incontornável militância da autora em favor da igualdade de gêneros e raça. Agora é a vez de os leitores brasileiros conhecerem a face de contista dessa grande autora já consagrada pelas formas do romance e do ensaio. Publicado em inglês em 2009, No seu pescoço contém todos os elementos que fazem de Adichie uma das principais escritoras contemporâneas. Nos doze contos que compõem o volume, encontramos a sensibilidade da autora voltada para a temática da imigração, da desigualdade racial, dos conflitos religiosos e das relações familiares. Combinando técnicas da narrativa convencional com experimentalismo, como no conto que dá nome ao livro — escrito em segunda pessoa —, Adichie parte da perspectiva do indivíduo para atingir o universal que há em cada um de nós e, com isso, proporciona a seus leitores a experiência da empatia, bem escassa em nossos tempos.


Obaaa! Voltei (risos)!!! No Seu Pescoço é um livro de contos interessantíssimos da diva-maravilhosa-poderosa-talentosa Chimamanda Adichie. Se você não conhecesse essa Deusa, por favor, receba essa palavra:
Tem um blog maravilhosooo que tem a tradução do discurso, clique aqui!

Neste livro, Chimamanda reúne doze contos, explorando diversos de temas muito delicados como: racismo, imigração, dramas familiares, religião, além de falar de amor, de conquistas e em de como lutar pelos seus sonhos nunca foi (será) uma tarefa fácil. Embora a conquista chegue para quem corre atrás, mas para um corpo negro será que as dificuldades são sempre as mesmas das pessoas não negras? Como uma mulher negra pode se ver diante de uma situação racismo? Sem estar perto do seu berço familiar, como mostrar força diante da dor e permanecer firme na sua escolha?


O conto que dá título ao livro "No Seu Pescoço", traz a história de uma jovem africana que viaja de sua terra natal na Nigéria, para a tão sonhada América primeiramente para estudar. Longe da família, logo no início de sua jornada, o tio (não sanguíneo) que está recebendo em sua casa tenta abusar dela. Ela acaba fugindo da casa daquele homem e tem que seguir sua nova vida sozinha, em um emprego que mal pode escolher, pagando aluguel em um lugar minúsculo. Onde fica o glamour de quem mora na América mesmo? Sem apoio algum, a garota passa por momentos difíceis até se adaptar aquela nova realidade e desse modo até pensa em desistir dos planos que a fizeram sair de casa. Será que ela devia ter saído de sua casa?


Chimamanda é muito talentosa e tem conquistado muitos leitores com a sua leitura dinâmica, cheia de detalhes e doçura apesar de tocar em algumas feridas a leitura dela é fascinante!!! Amei a capa do livro, uma mulher preta como a noite, misturando o amarelo com o azul das tranças da ilustração. Espero que gostem! Beijos até a próxima!!!


RESENHA ESCRITA POR: GREISI SILVA
28 anos, administradora e artesã nas horas vagas, apaixonada por leitura e artes, não vivo sem música, poesia e cinema. Descobri que viajar é preciso e comer pipoca é fundamental para se ter boas ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: